LIMIAR
Limiar é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente: entre 2016 e 2019 ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Ao mesmo tempo, a mãe, revelada por meio de uma narração em primeira pessoa e por sua voz que conversa com o filho por detrás da câmera, passa também por um processo de transformação que a obriga a romper velhos paradigmas, enfrentar medos e desmantelar preconceitos.
Diretor(a): Coraci Ruiz
Bio: Direção, Direção de Fotografia e Roteiro: Coraci Ruiz
Coraci Ruiz é formada em Dança, mestre em Cultura Audiovisual e Mídia e doutora em Multimeios, todos no Instituto de Artes da Unicamp. Trabalha como documentarista desde 2003, quando participou da fundação da produtora Laboratório Cisco, em Campinas/SP, da qual é sócia até hoje.
É diretora e fotógrafa de diversos documentários. O primeiro longa que dirigiu, “Cartas para Angola” (75', 2012), participou de mais de 30 festivais em 16 países e foi premiado no Brasil, Angola, Portugal e Bélgica.
Seu mais recente trabalho, “Limiar” (77', 2020), recebeu o Prêmio de Melhor Direção no 28o Festival Mix Brasil, os prêmios de Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro e Melhor Desenho Sonoro no 14º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, e participou dos eventos: DOC SP 2019 (Rough Cut Lab, Impact Lab Good Pitch e Rodadas de Negócios - Prêmio DOC Montevidéu); GOOD PITCH BRASIL 2020 (prêmio do programa Histórias que Ficam para realização da campanha de impacto do filme); e Doc Montevidéu 2020.
Atualmente trabalha no longa “Germino Pétalas no Asfalto”, selecionado para o DOC LAB do DOC SP 2020, com tutoria de Marta Andreu, onde recebeu o Prêmio Conecta Chile para participação no WIP (Work In Progress) em janeiro de 2021.
CREDITS
Direction and Script: Coraci Ruiz Director of Photography and screenplay: Coraci Ruiz Film editing and screenplay: Luiza Fagá Producer: Julio Matos